Lubrificantes

Tecnologia em Lubrificação

O Lubrificante desempenha um papel fundamental para manter a vida útil da sua motocicleta

A troca do óleo na forma correta e composição correta, pode sair mais barato do que você imagina, a falta de cuidado com esse item pode acarretar gastos inesperados no futuro, seja para repor peças ou ainda para colocar um motor novo.

Doctor Oil

Mas como saber a especificação correta ou o momento certo da troca?

Doctor Oil traz dicas para deixar sua motocicleta sempre em dia:

Detalhe fundamental é conhecer o manual do veículo, pois nele contém todas as informações necessárias para substituição ou reposição do lubrificante da motocicleta;

O manual traz recomendações do fabricante, você terá informações sobre o tipo certo de óleo que deverá ser utilizado na motocicleta e quando deverá ser o intervalo entre as trocas. O correto é seguir exatamente o que o manual do proprietário recomenda para seu motor com relação a especificação numérica (10W 40, por exemplo) e também quanto às letras que seguem a numeração. O número menor se refere à viscosidade em temperatura baixa, e o maior na temperatura alta. As letras indicam a aditivação.

Estar sempre atento quanto a quilometragem rodada;

Atualmente os fabricantes de óleos tem investido muita tecnologia para o desempenho da motocicleta, há anos atrás, a troca era recomendada a cada 1000km, atualmente, com exceção da troca padrão dos primeiros 1000km, existem fabricantes que recomendam a troca de óleo a cada 3000km. Cada motocicleta possui um intervalo de troca de óleo diferente e que deve ser seguido conforme manual.

Fique ligado na validade do óleo;

O óleo é valido por um período de 6 meses a partir do dia em que a embalagem foi aberta, independentemente da quilometragem rodada. Isso quer dizer que mesmo que sua motocicleta fique parada por 6 meses, você deverá trocar o óleo após esse período, pois os lubrificantes se oxidam e perdem suas propriedades de lubrificação.

Verifique o nível do óleo semanalmente;

O recomendado é fazer a verificação pela manhã quando o motor está em repouso e o óleo está no carte em seu volume total. A motocicleta deve estar na posição horizontal e o motor precisa ser ligado por pelo menos 1 minuto para que a bomba de óleo preencha todas as galerias de lubrificação deixando no cárter o volume correto do nível de óleo. Depois desligue o motor, retire a vareta de óleo, limpe o marcador e insira novamente sem rosquear. Caso tenha visor observe diretamente no mesmo. Por último, verifique se o óleo ficou entre os marcadores da vareta ou no centro do visor. Caso esteja abaixo do nível correto, é necessário completá-lo com o lubrificante de mesmas especificações recomendadas pelo fabricante da moto.

Mantenha sempre a sua motocicleta revisada, isso é essencial para sua segurança, pois além de prevenir acidentes, previne também problemas mecânicos e gastos desnecessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *